Atualidade no desenvolvimento mobile

Atualidade no desenvolvimento mobile

Escrito por Igor Jeuhan Cardoso Araújo

Com o crescimento exponencial dos dispositivos móveis, as tecnologias atuais avançam no mesmo ritmo, atendendo a diversidade dos gostos e modificações dos usuários. Nisso é necessário que os desenvolvedores saibam o que se passa na mente dos consumidores dessas tecnologias para poder elaborar uma programação mais eficaz e eficiente.

As principais linguagens mais utilizadas pelos desenvolvedores mobile atualmente são o HTML 5, Javascript, Java, Objective-C, C# e Swift, sendo cada uma delas com suas particularidades.

O HTML 5 apesar de ser voltado para Web, sendo uma linguagem de marcação, é utilizada para web-apps que funcionam nativamente em dispositivos móveis, podendo ter design responsivo e utilização de linguagens de programação embutidas como PHP e Javascript, com layouts utilizando CSS-Grids, FlexBox e o framework mais popular na área de desenvolvimento web, Bootstrap, tendo também ferramentas para desenvolvimento como o Phonegap que mescla HTML + CSS + JS para a criação de apps nativos multiplataforma, o IONIC segue o mesmo raciocínio e por fim o React Native criada pelo Facebook e a mais popular que utiliza apenas Javascript para criar apps nativos tanto para Android quanto iOS.

Java é a linguagem mais utilizada no desenvolvimento mobile, por ser multiplataforma é eficaz e eficiente, mais voltada para os sistemas android que no momento está em sua versão 8.0 com o nome de Oreo, a linguagem é repleta de bibliotecas que podem ajudar bastante na programação dos apps.

A linguagem Objective-C é usada para o desenvolvimento de aplicações para a plataforma iOS, nos dispositivos iPhone, iPad e iPod Touch. A swift também é utilizada na programação de apps voltado para IOS, ela é a mais popular e mais utilizada na área.

O C# é utilizado para desenvolver para os três principais sistemas mobile, Android, iOS e Windows phone com o Xamarin executando em um framework .NET, ela é mais utilizada para programas apps voltados para o Windows phone.

Todas essas linguagens são bastante populares no meio do desenvolvimento mobile, mas tem linguagens e frameworks em crescimento e tomando popularidade na área, como por exemplo a linguagem Python que apesar de não ser muito popular é uma linguagem de fácil aprendizagem, muito poderosa e multiplataforma, não saindo da lista de linguagens para desenvolvimento mobile, com a biblioteca Kivy é possível criar apps para diversos sistemas como Linux, Windows, Mac, iOS e Android, de maneira fácil e com poucos conhecimentos de programação Python, bastando apenas a instalação do mesmo e de mais algumas bibliotecas no sistema caso queira algum projeto específico como por exemplo a biblioteca pygames, voltada para jogos

Tendo em vista todas essas linguagens e frameworks depende de o desenvolvedor escolher aquela que se encaixa melhor no seu projeto, seja para apps nativos ou híbridos, utilizando uma ou mais linguagens.

Estamos na era do big-date, com muita informação disponível em pouco espaço de armazenamento, os usuários não querem ficar instalando vários aplicativos em seus dispositivos, logo os web-apps estão se popularizando, depende apenas de um browser e conexão com a internet para eles funcionarem, sendo possível fazer conexões com outras ferramentas e mesclar dados como o Gmail do Google, Facebook, Instagram e muitos outros, sendo mais simples para o usuário a sua utilização em qualquer dispositivo já que são responsivos, a era de apps em nuvem já está presente

Admin bar avatar
Lucas Firmino
Desenvolvedor Web Back-end na Action! Soluções tecnológicas. Instrutor na empresa APP Inventor Brasil. Estudante do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Leave a comment